10 conselhos de uma ex-atleta que eu levo para a vida

Bianca Isaac
3 min readDec 17, 2020

Muito se fala da importância do esporte para o desenvolvimento motor das crianças mas as vezes esquecemos o quanto o esporte é bom para o nosso desenvolvimento pessoal.

Dentro do esporte fazemos amizades, treinamos habilidades de trabalho em equipe e competividade.

No início o esporte é bem lúdico aprendemos que o importante é competir e que se perder está tudo certo…MAS eu Bianca aos poucos aprendi que a realidade da vida não é bem assim.

Fui atleta de judô até os meus 22 anos e carrego hoje lições que tive dentro do esporte profissional que uso na minha vida depois de “aposentada”.

Compartilho aqui com você 10 lições/conselhos de uma ex-atleta que eu levo para a vida

  1. Tenha objetivos

Assim no esporte como na vida precisamos de um objetivo para nos manter motivados e focados. Eu acredito que sem um objetivo em mente começamos a criar uma rotina que fica sem graça e a vida começa a ficar chata. E pode mudar o objetivo, a meta o importante é saber o motivo que você levanta e trabalha todos os dias.

2. Domine a técnica

Domine o básico, não pule etapas! A técnica nos ajuda a executar melhor qualquer atividade.

3. Se saiu de casa para ir treinar é para dar o seu melhor sempre

Se tiver que ir trabalhar, treinar sempre dê o melhor de si! Isso te trás satisfação pessoal e profissional! Quantas vezes já nos deparamos com pessoas que te atendem mal, que você percebe que estão com preguiça? Não seja essa pessoa!

4. As outras pessoas não tem culpa dos seus resultados ruins. Não desconte nos outros.

Essa é relacionada com o item anterior, ninguém tem culpa e ninguém merece ser mal tratado por nossos resultados. Somos os culpados pelos nossos resultados, devemos sempre trabalhar para sermos melhores que ontem.

5. “Eu odeio perder ainda mais do que eu quero ganhar”

— Frase do filme O Homem que Mudou o Jogo” (Moneyball)

Nem preciso dar muita explicação. Mas a questão aqui é não é odiar o adversário e sim trabalhar em si mesmo formar de ter um melhor desempenho que o adversário.

6. Aprenda a perder

Por mais que perder seja ruim as vezes é importante passar por isso para poder entender o que houve de errado e melhorar.

7. Treine mesmo sem querer treinar

Não ache que não treinar um dia não fará falta porque vai sim! -tirando os dias de descanço que se bem periodizados fazem parte dos treinos, assim como na vida o lazer também é importante-

8. Nunca ache que está bom o suficiente.

A vida muda, as técnicas de treinamento evoluem. Estude sempre, mantenha-se atualizado.

9. Ser campeão é fácil continuar no topo é difícil. Nunca pare!

Quando você chega no topo toda a atenção está voltada para você, todos os seus passos e técnicas serão analisados. Então nunca pare de se atualizar e de treinar. Tente diversificar ser criativo, ser adaptável.

10. Não tenha inveja do adversário

Se inspire nele! Ele treinou muito para conseguir chegar ali.

--

--

Bianca Isaac

Data and sports lover. Life experience and productivity.